Aprenda o passo a passo de como fazer seu intercâmbio dos sonhos.
Se você está pensando em realizar um programa de intercâmbio, provavelmente você está pensando em aprender um idioma, fazer ensino médio ou apenas tentar melhor de vida trabalhando em outro país. Cada país tem sua legislação e seu acordo com o Brasil. Por isso, é preciso ficar atento às normas, se você pode exercer algum trabalho no país de destino, qual o período máximo de permanência, entre outros fatores.
Independente do motivo pelo qual você deseja realizar um intercâmbio, é inquestionável a bagagem cultural que você retorna de um programa como este. Dizemos que 6 meses de intercâmbio amadurece o intercambista uns 5 anos. A experiência de morar em outro país sem suporte próximo dos familiares e amigos, a necessidade de se comunicar com pessoas diferentes, exercitar um novo idioma, conviver com pessoas de culturas diferentes, conhecer novos locais, um dia a dia completamente novo faz com que você comece a enxergar o mundo de outra forma. Você passa a respeitar mais as pessoas e as diferenças de cada um. Às vezes algo que você não dava valor como relacionamento com família, amigos, trabalho e estudos, passam a ser vistos com outros olhos.
Diferente do que muita gente pensa, intercâmbio não é só exercitar um novo idioma, é muito mais. É uma experiência inesquecível. Na HC School, oferecemos programas de intercâmbio de acordo com os desejos de cada aluno. Definimos com o aluno o período, o local, o que ele busca no país (trabalho, estudo, turismo), tipo de hospedagem, etc. Muita gente acredita que ir morar, 3 ou 6 meses no exterior é o ideal para aprender inglês. Doce ilusão. A grande maioria que faz um programa de intercâmbio sem ter uma base do idioma para que consiga entender e ser entendido, chega no país sem falar nada e volta da mesma forma, pois quando você chega em um país sem ter uma noção de comunicação você fica limitado e não se dispõe a sair e viver experiências do dia a dia. Então, sempre indicamos ter uma base boa do idioma para chegar e não ficar refém da língua. Principalmente àqueles que são tímidos para se comunicar, muitos acabam ficando mais reservados em casa e perdem a incrível experiência de conhecer novas pessoas, sair pela cidade e curtir o dia e a noite.
Para você entender um pouco mais sobre o intercâmbio, colocamos em tópico cada possibilidade.
1. High School
É feito durante o ensino médio, alunos entre 14 e 18 anos. É mais realizado nos EUA, mas outros países também realizam. É a ideia de o aluno estudar um ano fora e esse ano ser validado na sua escola do Brasil.
Durante esse período o estudante fica na casa de uma família que o acolhe como um filho ou uma residência estudantil. Os pais precisam autorizar por escrito para que o programa seja aceito pelas autoridades brasileiras e do país de destino. Os embarques acontecem entre julho e agosto, e entre janeiro e fevereiro, de acordo com o sistema de ensino do país. É preciso avaliar cada país e instituição para encontrar a que mais se adequa ao que você busca. Os valores dependem do local de destino e da escola escolhida. Nos Estados Unidos, por exemplo, custam cerca de 12 mil dólares por ano (escola e estadia), fora outros custos. Você precisa ter inglês intermediário para realizar este programa.
2. Au pair
Esse intercâmbio é um pouco diferente. Você vai exclusivamente para estudar e trabalhar. Você morará com uma família nativa e cuidará das crianças e da casa, essa será sua função. O destino mais comum é os Estados Unidos, mas existem diversas opções como Canadá, Reino Unido e Irlanda. Você também irá receber um salário referente ao seu trabalho em casa, e com esse dinheiro será possível investir em um curso, que em muitos países é obrigatório, podendo ser ou de idioma ou algum do seu interesse. Além do custo benefício, esse intercâmbio é bem mais em conta.
Você arca com seu visto, documentação, seguros e passagens, porém, sua estadia é gratuita, e outros custos são abatidos pela remuneração.
Para participar do au pair, você precisa ter entre 18 e 30 anos, carteira de motorista e Ensino Médio completo. Em alguns casos, é preciso comprovar experiência com crianças.
A rotina de trabalho varia conforme o país. Nos Estados Unidos, por exemplo, é de 45 horas semanais. O salário gira em torno de 200 dólares por semana e em alguns países pagam o seu curso para estudar. Para se inscrever em um programa de Au Pair você paga algumas taxas, você precisa analisar todos os custos e se programar para não ter surpresas desagradáveis.
3. Intercâmbio para Estudo de Idiomas
Nesse caso, o foco é o aprendizado de uma língua. É um dos tipos de intercâmbio que costuma ser mais curto e tem como característica a imersão na cultura local, com aulas diárias e atividades vivenciais.
O tempo de duração do intercâmbio pode variar de um mês a um ano. Depende do país e do seu planejamento. Para quem realiza o programa com o objetivo de aprender um idioma e ir sem ter nenhuma base para conseguir se comunicar, é indicado pelo menos seis meses de programa para retornar com um domínio básico. Os valores variam muito de acordo com a escola escolhida.
Com a nossa moeda desvalorizada ficou muito puxado fazer intercâmbio. Um mês de curso de inglês nos EUA fica em torno de 15mil reais, fora isso você tem a hospedagem que pode ser casa de família, alugar um apartamento e dividir o custo com amigos ou mesmo uma moradia estudantil. O valor poderá variar em torno de 20 mil reais por um mês, como disse, vai depender do tipo de acomodação. Além disso, você terá custos com vistos, seguro, passagens e alimentação.
Muita gente pergunta o valor para se alimentar e curtir a night. Vai depender muito do estilo de cada intercambista. Levando um dia a dia sem poder fazer muitas compras, vivendo de forma simples, em torno de 10 mil reais.
4. Graduação
Você realiza seu intercâmbio enquanto faz sua graduação ou mestrado. Costuma durar cerca de um ano. Você vai para outra faculdade e estuda matérias relacionadas ao seu curso, enquanto aperfeiçoa o idioma.
Para esse intercâmbio, é necessário um certo nível de proficiência. Em alguns casos a instituição paga um curso intensivo para que você aprenda o idioma, mas geralmente você já precisa chegar dominando-o.
Uma desvantagem é o custo, que chega a ser mais alto devido ao período de estadia e as taxas das faculdades.
Qual o processo para me programar para o intercâmbio?
Como pudemos ver, existem várias formas de se fazer um intercâmbio, então agora vamos falar do processo de deixar o Brasil até o fim de sua experiência no exterior:
- O estudante se matricula em um curso no exterior. Ele pode fazer esse processo por meio de uma agência, de uma escola de inglês no Brasil ou mesmo por conta própria.
- Ao embarcar é preciso o passaporte, visto (é preciso verificar qual o tipo de visto você precisa) a carta da escola que irá estudar, documento apresentando onde será a sua hospedagem e a passagem de retorno para que você não tenha problema na imigração. Em alguns casos vão solicitar que você apresente uma quantia mínima de dinheiro para entrar no país e o seguro saúde. Ao chegar no aeroporto, o estudante pode ser recepcionado por um serviço de transfer, que irá levá-lo para o local de hospedagem. Esse serviço é opcional.
- Durante o curso, fica hospedado na casa de uma família que vive na cidade escolhida ou em uma residência estudantil, junto com outros intercambistas.
- Dependendo do tipo de acomodação escolhida, podem haver refeições inclusas.
- No primeiro dia de aula, é realizado um teste escrito e oral de nivelamento e com base no resultado é encaminhado para a turma mais adequada.
- As turmas podem ser compostas por estudantes do mundo todo.
- O tempo de aula pode variar de acordo com o tipo do curso no qual o estudante se matriculou.
- Conforme o estudante evolui no nível do idioma ele vai sendo alocado em turmas superiores.
- Durante o curso, a maioria das escolas oferece uma programação de atividades, passeios, festas e viagens opcionais.
- Ao final do período do estudante no curso, ele receberá um certificado com o tempo de estudo e nota média.
Por que fazer um intercâmbio?
Bom, o motivo é o que não falta para você fazer as malas e embarcar logo nesse avião. Então vamos falar de alguns pontos:
- Estudar fora pode ajudar a aperfeiçoar sua outra língua.
- Valorizar seu currículo com experiências internacionais, isso com certeza vai fazer você se destacar no mercado de trabalho.
- Fazer novos amigos e conhecer pessoas não só do país para onde vai viajar, mas do mundo todo.
- Se tornar mais independente, seguro e maduro para lidar com as mais diversas situações.
Quem pode fazer intercâmbio?
Existem opções de intercâmbio para todo mundo:
- Para quem tem menos de 12 anos: Intercâmbio em Família
- Para quem tem de 12 a 17 anos: Intercâmbio Teen (intercâmbio de Férias)
- Para quem tem de 14 a 18 anos e já fala outro idioma: High School (ensino médio no exterior)
- Para quem tem mais de 18 anos e quer aprender ou aperfeiçoar outro idioma: Cursos de Idioma, Intercâmbio para Trabalhar e Estudar, Trabalho Voluntário no Exterior,
- para quem tem mais de 18 anos e já fala outro idioma: Cursos Preparatórios Para Exames de Proficiência, Universidades no Exterior, Executive Education, Au Pair, Estágios, Trabalho de Férias, Trabalhar e Estudar
- Para meninas que tem de 18 a 26 anos: Au Pair
- Para universitários que têm até 28 anos: Trabalho de Férias
- Para quem tem mais de 30 anos: Programas de intercâmbio com turmas voltadas para 30+ ou 50+, Executive Education e outros.
E aí, ficou alguma dúvida? Mande para nós que será um prazer contribuir com o seu planejamento.