Natal, para nós Brasileiros, é uma data onde nos reunimos com as pessoas que amamos, compartilhamos alimentos típicos da data, trocamos presentes e enfeitamos nossas casas. Para muitos, é época de celebrarmos a esperança, o renascimento e em alguns casos, a religiosidade. Apesar de esses costumes parecerem algo bem universal, a verdade é que em alguns países as culturas comemoram o Natal de forma diferente.
Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? Por que existe o Natal?
Na verdade, ninguém sabe a data certa. Esta foi uma data simbólica para comemorarmos o nascimento do menino Jesus. A Bíblia narra alguns acontecimentos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo, porém com detalhes limitados. Não há um registro que apresente o motivo do dia 25 de dezembro ter sido escolhido como a data do nascimento de Jesus. O surgimento do Natal, segundo a teoria mais aceita atualmente, foi uma reação da Igreja Católica contra uma festividade pagã. Essa festa pagã era em homenagem a um deus de origem persa.
Essa festa aconteceu no dia 25 de dezembro. Acredita-se que o dia 25 de dezembro foi ressignificado como o nascimento de Cristo para enfraquecer as comemorações pagãs e conquistar fiéis para o cristianismo.
Devemos comemorar o Natal?
Para muitos cristãos a data não é comemorada pois não há provas do dia do nascimento de Jesus, outros dizem ser apenas uma data comercial para vender mais. Seja qual for o seu modo de crer, que isso permaneça entre você e Deus. Às vezes, por incompatibilidade de agenda comemoramos nosso próprio nascimento em dias diferentes, mesmo não sendo o dia correto, tornamos aquele dia especial, então, mesmo não sabendo o dia correto em que Jesus nasceu, por que não celebrar esta data tão especial?
Para ilustrar algumas diferenças na celebração do Natal pelo mundo, selecionamos cinco países:
1. Na Islândia
Nos filmes, o Natal sempre é mostrado como uma época em que neva e as pessoas acendem a lareira. Essa imagem faz todo o sentido para a Islândia, que nessa época do ano tem poucas horas por dia de luz do sol e temperaturas que podem chegar a -30ºC. E como se esse frio não bastasse, o país ainda tem, nessa época, ventos tão fortes que chegam quase à velocidade de furacões.
Mesmo assim, na Islândia, eles têm uma tradição incrível para os estudantes e amantes de literatura. As famílias se reúnem para uma ceia, mas ao invés de trocarem qualquer presente, eles trocam livros. É isso mesmo! A troca é feita após a ceia de Natal, aí a família se reúne perto da lareira para lerem os livros ganhados em silêncio. De acordo com a El País, cerca de 70% dos livros na Islândia são lançados nessa época do ano, pois é quando as livrarias ficam superlotadas.
2. Na Inglaterra
Por mais que o Natal no Reino Unido seja parecido com o dos EUA, existem certas diferenças. Como nas comidas e bebidas típicas do feriado. No Natal inglês tem uma bebida chamada Wassail, ela é parecida com o vinho quente que tomamos na festa junina, só que com temperos diferentes. Quanto às comidas, os ingleses geralmente comem “Christmas Pudding”, uma espécie de bolo de frutas com temperos, regado com conhaque, tortinhas doces com recheio de frutas secas, canela, noz-moscada e outros temperos.
Além disso, todo ano a família real faz uma transmissão de Natal, com um discurso falando sobre o ano anterior, as expectativas para o próximo ano e os tradicionais valores da época. E por lá, o dia 26 de dezembro também é considerado uma data de compras, chamada “Boxing Day”. O dia também é feriado, e é nele que as pessoas aproveitam para gastar o dinheiro que ganharam de presente de Natal. Trata-se, de uma data comercial tão importante quanto a Black Friday.
3. Na França
A França tem uma forte tradição de celebrar o Natal, e a celebração também é parecida com a nossa, mas com algumas diferenças. Por exemplo, a ceia de Natal do dia 24 de dezembro é chamada de “réveillon” (sim!) E costuma ser uma refeição bem demorada, podendo levar até seis horas. Além disso, em algumas regiões da França, a ceia de Natal precisa ter 13 sobremesas diferentes, para representar Jesus e os 12 apóstolos.
Nos filmes mostram que nos USA as crianças penduram suas meias na lareira, esperando presentes do Papai Noel. Na França as crianças deixam seus sapatos perto do fogo, com essa mesma intenção. Também é muito comum as pessoas irem à missa do dia 24 ou do dia 25, mesmo quem não é religioso. Uma curiosidade é que há uma lei na França que obriga que todas as cartas endereçadas para o Papai Noel sejam respondidas com um cartão postal.
4. No Japão
Como o Natal é uma tradição católica e ocidental, no Japão ele não tem tanta importância quanto tem por aqui. Mas mesmo assim, há comemorações. O Natal no Japão se assemelha muito ao nosso Dia dos Namorados, é muito comum os casais se encontrarem para jantares românticos, trocarem presentes e passearem de mãos dadas pela cidade para observar a decoração de fim de ano.
Uma curiosidade interessante é que muitos japoneses comem suas ceias de Natal no fast food KFC, que é muito popular por lá. E algumas lojas também vendem bolos de morango com chantilly, que lá é conhecido como “Bolo de Natal” por conta de suas cores (vermelho e branco).
5. Na Dinamarca
Os Dinamarqueses amam tanto o Natal que TODO mundo conta os dias para comemorar. Lá o Natal dura o mês inteirinho, e todos os dias tem várias festividades e costumes natalinos. Os canais de TV mais famosos apresentam series sobre o Natal com 24 episódios, para fechar com chave de ouro no dia do Natal.
Também é uma tradição muito antiga que as empresas reúnam seus empregados na véspera de Natal e almocem juntos, comendo comidas típicas dinamarquesas e bebendo uma cerveja forte, sem medo de perderem a linha. Outra tradição bem bacana também, é que eles costumam dar uns aos outros 24 pequenos presentes ao longo do mês até o dia do Natal, como se fossem lembrancinhas pré-Natal, essas lembrancinhas podem ser chocolates, balas ou brinquedos, e desde as crianças até os adultos recebem todos os dias.
A ceia deles não inclui o famoso peru que comemos aqui no Brasil, lá eles comem ganso, pato ou porco acompanhados de batatas carameladas. E um arroz doce, que aqui é febre nas festas juninas, mas lá na Dinamarca é tendência em dezembro. Este arroz doce especial pode ser servido quente no início ou gelado, com molho de cereja, na sobremesa. Em ambos os casos, deve haver uma amêndoa inteira. À pessoa que é servida a amêndoa, é entregue um presente chamado presente da amêndoa. Esse presente é, tradicionalmente, um doce feito de marzipã em diversos formatos. Esse jantar é, geralmente, acompanhado por vinho.
Como você vai passar o natal este ano? O que você acha da data?
Ao final deste post você já deve ter uma ideia bem clara de como é o Natal em diferentes países. E se você ainda não está preparado para comemorar o Natal em inglês, não se preocupe! A HC School está aqui para te ajudar. Faça sua matrícula e inicie seus estudos de inglês em 2023. Vamos começar o novo ano com tudo!