Data

Como surgiu a Black Friday? E você já está preparado para 2023?

Originado nos EUA, a Black Friday é uma data muito importante para o comércio. Black Friday ocorre sempre em Novembro em uma sexta-feira logo após a comemoração do Dia de Ação de Graças. Neste único dia se realiza promoções tentadoras que não são vistas em nenhuma outra data do ano. A Black Friday é aquele dia que você aproveita para antecipar os presentes de Natal, para comprar um telefone novo ou até mesmo uma geladeira para sua casa, sem extrapolar o orçamento.

Como surgiu a Black Friday?

Nos EUA, não há um consenso de quando o termo foi usado pela primeira vez. Mas existem duas teorias, a primeira é que a expressão foi usada no dia 24 de setembro de 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York.

Quando o governo teve que intervir e elevar a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam suas fortunas. O termo Black Friday então, seria usado para descrever essa sexta trágica para os investidores da bolsa.

E outros dizem que foi somente nos anos 50 que o termo Black Friday foi usado por dois policiais da Filadélfia, quando uma multidão de turistas chegou à cidade logo após o dia de Thanksgiving para aproveitarem as promoções do comércio.

Por causa do caos com o grande número de pessoas, e o engarrafamento no trânsito, os policiais tiveram que dobrar seu horário de trabalho, então começaram a denominar aquela sexta de Black Friday (Sexta-feira Negra). O nome ganhou fama, e no final dos anos 80 toda a América já o conhecia e o vinculava as compras após o Dia de Ação de Graças.

Black Friday no Brasil

No Brasil basta o mês de Novembro bater à porta que a publicidade grita descontos acima de 50%. Campanhas promocionais na TV, e-mails, lojas enfeitadas e redes sociais transbordam de propaganda com as cores preta e amarela geralmente.

O ano era 2010, o Brasil se preparava para um dia longo e turbulento de pessoas. No primeiro ano, o evento teve mais força no meio online, hoje em dia o Black Friday já está bem difundido e assim como grandes marcas e companhias, pequenos lojistas também participam da onda de saldões.

A princípio, a Black Friday era realizada somente em um dia de novembro, como diz o nome, sexta-feira. Porém, os comerciantes brasileiros visando aumentar o faturamento no fim do ano começaram a estender para a semana toda, alguns inclusive fazem a Black Friday virar Black November e manter a campanha o mês inteiro.

As compras online fazem muito sucesso, mas também abrem portas para vários golpes. Muitos sites são criados de última hora para aplicar golpes nas pessoas. Além do famoso aumento de preços dos produtos alguns dias antes e no dia da Black Friday vende-los por seus preços originais, o famoso metade do dobro.

De 2020 para cá as pessoas começaram a comprar mais pela internet, e muita gente ainda não enxerga as iscas para caírem em golpes de todos os tipos. Com a pandemia da COVID-19, os comerciantes investiram em vendas online, seja em sites próprios, ou por meio de plataformas de marketplace como Magazine Luiza, Americanas, Mercado Livre, OLX, Dafiti, Via, entre outros. É preciso muito cuidado ao realizar uma compra online.

Existem muitos sites maliciosos, muitos criados para roubar dados de cartões ou para venderem produtos que não existem. Desconfie quando a oferta é demais. Pesquise sobre a empresa, confira no Reclame Aqui as avaliações, veja nas redes sociais antes de realizar uma compra. Outro ótimo canal para conferir a reputação de uma empresa e, caso necessário, abrir uma reclamação é a nova ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal (consumidor.gov.br).

Black Friday vai mudar de data: Black em Setembro?

Muitos empresários acusam a Black Friday de ‘‘roubar’’ as vendas de Natal e criaram um movimento para mudar a data no Brasil para setembro. Alguns resultados mostraram que as vendas de Natal caíram até 29% com a chegada da Black Friday. O mês de Setembro é visto como o mês mais fraco para vendas no ano, então, matariam dois coelhos com uma cajadada, não atrapalha o Natal e ajuda o mês que não é bom para o comércio.

Após discussão com associações e empresários, ficou definido que não mudariam a data pois perderiam a força global do marketing, enfraqueceriam as vendas pois não teria o 13º salário aquecendo as vendas e teria um problema com o comércio globalizado e digital, já que grandes companhias manteriam suas vendas em Novembro e os Brasileiros teriam dois Black Friday. Decidiu-se não mexer na data e optaram por criar o ‘‘Semana do Brasil’’ para aquecer o mês de Setembro.

Outros países

Por anos os canadenses morriam de inveja dos estadunidenses por causa do lucro que faziam com a Black Friday, além do que, os próprios moradores do Canada migravam para os EUA em novembro para aproveitarem as promoções. Porém, o Canada criou suas próprias liquidações, apesar de a Ação de Graças ser comemorada um mês antes lá.

No México, a Black Friday ganhou novo nome – ‘El Buen Fin’, ou “Bom fim de semana”. A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910 no país, que às vezes cai na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Como o próprio nome sugere, o evento dura o fim de semana inteiro.

No Brasil, onde o feriado de Ação de Graças não existe, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia.

Mas e você? Também está esperando a Black Friday para fazer suas compras? O que você já adquiriu que valeu muita a pena?

Na HC School Online os preços continuam com oferta de Black. Confira Aqui.

Mais novidades do blog aqui.

Compartilhe esse post

Categorias

Tags

Mais Artigos

Conheça o Curso de Inglês Online da HC School

Curso online com a mesma qualidade das aulas presenciais. Você irá interagir com o professor e outros alunos, para aprender inglês você precisa ter uma participação ativa, precisa falar, ser ouvido e praticar o raciocínio para que você evolua de verdade.