Data

Guia definitivo para descobrir qual é o melhor teste de proficiência em inglês para você 2023

O que significa e quais as diferenças entre os exames TOEFL, IELTS, TOIC, Cambridge e CELPIP?

Qual o melhor teste de proficiência em inglês e para que serve cada um deles?

O inglês é uma das línguas mais faladas e estudadas no mundo. Por ser considerado o idioma universal, é fundamental que profissionais e estudantes possuam uma boa proficiência na língua inglesa. E um dos meios mais populares para testar a habilidade de um indivíduo em relação ao inglês são os testes de proficiência.

Existem diversos tipos de testes de proficiência em inglês, cada um com suas características e objetivos específicos. 

Conheça os testes de proficiência em inglês

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é um dos testes de proficiência em inglês mais populares, aceito por diversas instituições acadêmicas ao redor do mundo. O teste é desenvolvido e administrado pelo ETS (Educational Testing Service) e tem como objetivo avaliar a habilidade dos indivíduos em compreender e utilizar a língua inglesa em um ambiente acadêmico.

O TOEFL  é composto por quatro seções: leitura, audição, escrita e fala. O teste é realizado em um computador e leva cerca de quatro horas para ser concluído. O resultado do TOEFL é baseado em uma pontuação entre 0 e 120.

 

IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS é um teste de proficiência em inglês desenvolvido pela Universidade de Cambridge e administrado pelo British Council e IDP. O teste é aceito por diversas instituições acadêmicas ao redor do mundo e tem como objetivo avaliar a habilidade dos indivíduos em compreender e utilizar a língua inglesa em um ambiente acadêmico ou profissional.

O IELTS é composto por quatro seções: leitura, audição, escrita e fala. O teste pode ser realizado em papel ou computador, dependendo do país onde é aplicado. O resultado do IELTS é baseado em uma pontuação entre 0 e 9.

Clique aqui para saber mais sobre como fazer esse exame 

 

TOIC (Test of English for International Communication)

O TOIC é um teste de proficiência em inglês desenvolvido pela ETS e tem como objetivo avaliar a habilidade dos indivíduos em compreender e utilizar a língua inglesa em um ambiente profissional. O teste é aceito por diversas empresas e organizações ao redor do mundo.

O TOIC é composto por duas seções: leitura e audição. O teste é realizado em papel ou computador e leva cerca de duas horas para ser concluído. O resultado do TOIC é baseado em uma pontuação entre 10 e 990.

Clique aqui para saber mais sobre esse teste

 

Cambridge English Exams

Outra instituição reconhecida pelos seus exames de proficiência em inglês é a Cambridge Assessment English, parte da Universidade de Cambridge. A Cambridge English oferece vários tipos de exames, incluindo o Cambridge English: Key (KET), o Cambridge English: Preliminary (PET), o Cambridge English: First (FCE), o Cambridge English: Advanced (CAE), o Cambridge English: Proficiency (CPE) e o Cambridge English: Business Certificates (BEC).

Assim como outros exames de proficiência, os exames da Cambridge English testam as habilidades linguísticas do candidato, incluindo compreensão oral, escrita, leitura e produção oral. A pontuação é baseada no desempenho do candidato em cada uma dessas habilidades.

O Cambridge English: Key (KET) é um exame básico de nível A2, que testa a habilidade de comunicação em situações cotidianas simples. Já o Cambridge English: Preliminary (PET) é um exame de nível B1 que testa a capacidade do candidato de se comunicar em situações cotidianas, incluindo trabalho, estudo e viagens.

O Cambridge English: First (FCE) é um exame de nível B2 que testa a capacidade do candidato de se comunicar em inglês em uma ampla gama de situações, incluindo trabalho e estudo. O Cambridge English: Advanced (CAE) é um exame de nível C1 que testa a capacidade do candidato de se comunicar em inglês em um nível avançado, adequado para estudos em nível universitário.

O Cambridge English: Proficiency (CPE) é o exame de maior nível, com nível C2, que testa a habilidade do candidato de se comunicar em inglês em um nível proficiente, próximo à fluência de um falante nativo. Por fim, o Cambridge English: Business Certificates (BEC) são exames que testam habilidades linguísticas específicas para negócios e são divididos em três níveis: BEC Preliminary, BEC Vantage e BEC Higher.

Além disso, a Cambridge English também oferece o Linguaskill, um exame de inglês online que usa inteligência artificial para avaliar a habilidade do candidato em se comunicar em inglês, medindo a compreensão oral e escrita, bem como a produção escrita. O Linguaskill é usado por empresas e instituições de ensino em todo o mundo para avaliar a proficiência em inglês de seus funcionários ou alunos.

Ao concluir com êxito um dos exames da Cambridge English, os candidatos receberão um certificado de proficiência em inglês que é reconhecido internacionalmente.

É importante lembrar que a preparação para esses exames pode ser feita em escolas de inglês ou com professores particulares, além de materiais de estudo disponíveis online e em livros especializados. E, para saber qual exame é mais adequado para o seu nível de inglês, é recomendável realizar um teste de nivelamento como o oferecido pela HC School (https://hcschool.com.br/nivelamento-online-formulario/), que utiliza o CEFR para avaliar o nível do candidato e direcioná-lo para o exame mais adequado.

CELPIP

O CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) é um teste de proficiência em inglês canadense amplamente reconhecido, desenvolvido pelo Paragon Testing Enterprises. É usado por muitas organizações canadenses, como governos, empregadores e universidades, como uma medida da proficiência em inglês.

O teste avalia as habilidades linguísticas dos candidatos em quatro áreas principais: audição, leitura, escrita e fala. O CELPIP é um teste completo de inglês canadense e é projetado para medir a capacidade dos candidatos de se comunicar em situações do mundo real.

Os candidatos podem escolher entre dois tipos de exames: o CELPIP-General, que é usado para fins gerais, como imigração, trabalho e estudo no Canadá, e o CELPIP-General LS, que é usado para cidadania canadense. Ambos os exames são compostos por quatro seções, cada uma avaliando diferentes habilidades linguísticas, e leva cerca de três horas para ser concluído.

Assim como os outros exames de proficiência em inglês, o CELPIP é classificado de acordo com o CEFR. Os resultados do CELPIP são válidos por dois anos a partir da data do exame.

Ao atingir um nível B1 no CELPIP, o candidato é capaz de realizar tarefas simples em inglês e de comunicar informações pessoais básicas. Já no nível B2, o candidato é capaz de realizar tarefas mais complexas, como fazer apresentações e discutir tópicos de interesse geral. No nível C1, o candidato é capaz de lidar com tarefas complexas em inglês, como a escrita de relatórios profissionais e a comunicação com proficiência em ambientes acadêmicos e profissionais. Por fim, no nível C2, o candidato é considerado um falante nativo de inglês e é capaz de realizar tarefas extremamente complexas em inglês, incluindo a escrita de artigos acadêmicos e a participação em discussões acadêmicas avançadas.

Se você estiver interessado em fazer o teste CELPIP, você pode encontrar centros aplicadores em várias cidades canadenses.

Não deixe de acessar nosso site para fazer um teste de nivelamento online gratuito e descobrir seu nível de inglês: clicando aqui

Compartilhe esse post

Categorias

Tags

Mais Artigos

Conheça o Curso de Inglês Online da HC School

Curso online com a mesma qualidade das aulas presenciais. Você irá interagir com o professor e outros alunos, para aprender inglês você precisa ter uma participação ativa, precisa falar, ser ouvido e praticar o raciocínio para que você evolua de verdade.