Canadá é bem receptivo com os estrangeiros, o que faz o país ser multicultural e uma oportunidade para você se conectar com pessoas de várias nacionalidades, além de conhecer a própria cultura canadense que é bem diferente da cultura do Brasil.
Para morar no Canadá as opções legais que o governo oferece para os estrangeiros são:
– programas que associam estudo e estágio;
– convite de trabalho;
– como estudante universitário no país;
– estudo em curso de idiomas
– pelo Express Entry
Dependendo da opção, um dos requisitos para realizar a imigração para o Canadá é dominar a língua inglesa ou francesa. Em algumas etapas do processo podem solicitar exames de proficiência para que você dê sequência ao seu visto.
Programas que associam estudo e estágio no Canadá
Um dos programas disponíveis é o Co-op (Cooperative Education) que trata-se de um método estruturado que combina educação em sala de aula com estágio que pode ou não ser remunerado.
O programa integra alguns cursos de ensino superior do Canadá e é uma forma de você conseguir permanecer legalmente no país. Mas não entra como pontuação no processo de imigração.
Convite de trabalho
Quem não gostaria de receber um convite para trabalhar em terras canadenses, não é verdade?
Essa maneira de entrar no país legalmente depende de você ser convidado por uma empresa do Canadá e, na sequência, apresentar todos os documentos exigidos para a imigração.
Ao ser aprovado no processo, você ganha o visto de residência temporária e a work permit, que é a autorização de trabalho.
Estudante universitário
Estudantes que concluem algum tipo de curso superior em uma instituição pública no Canadá, credenciada pelo DLI – Designated Learning Institutions List – recebem uma permissão de trabalho, o PGWP – Post Grad Work Permit
Obter uma experiência de trabalho no Canadá auxilia os estudantes a se qualificarem para residência permanente por meio da classe de experiência canadense.
Curso de idiomas
Uma maneira muito comum e a mais conhecida pela maioria das pessoas é o intercâmbio. Se você for optar por essa alternativa é preciso se matricular em um curso de idiomas.
Se a duração do seu curso for superior a 6 meses, você deve solicitar um visto de estudante no consulado do Canadá no Brasil cinco meses antes de embarcar.
O Student Permit autoriza estrangeiros a estudarem em escolas designadas pelo DLI – Designated Learning Institutions. Também é necessário apresentar uma carta indicando que foi aceito por uma escola de idioma. Esse documento serve para provar o período de estudo.
Lembrando que, o visto de estudante não permite que brasileiros trabalhem no Canadá, seja trabalhos não remunerados ou programas de estágio.
Express Entry
Esse sistema de pontos utilizado pelo governo do Canadá, gerencia pedidos de residência permanente e é uma das maneiras mais populares de ingressar no país e permanecer. O pedido pode ser feito tanto no Brasil quanto no Canadá.
Porém, o sistema leva em consideração algumas questões como:
– proficiência no idioma (inglês ou francês);
– experiência de trabalho no exterior;
– nível educacional;
– idade;
– experiência de trabalho canadense.
Em outras palavras, esses requisitos têm como objetivo permitir a entrada de imigrantes qualificados no Canadá para que possam contribuir positivamente para o país.
A pontuação no sistema Express Entry pode atingir 1.200 pontos, mas a média de corte varia de acordo com os interesses do governo.
Caso você tenha, pelos menos, um ano de experiência profissional no Canadá, a chance de ser aprovado no Express Entry aumenta.
Outras formas de viver no Canadá pelo Express Entry
Esse sistema é o meio mais procurado pelos estrangeiros que desejam ter residência permanente no Canadá porque abrange as principais categorias dos vários programas de imigração.
Você pode tentar a permanência no Canadá vivendo com a família, abrindo o próprio negócio ou se aposentando no país. Mas há regras que precisam ser cumpridas, conforme abaixo.
Migrar com a família para o Canadá
É necessário que um dos integrantes tenha 18 anos e seja o responsável principal da família. Ele precisa ser aprovado pela imigração e, depois que conseguir a residência permanente, custear a ida do restante dos integrantes da família para o Canadá sob o acordo Family sponsorship, que faz parte do programa Family Class
Os integrantes que podem ser “patrocinados” são:
– filhos menores de 22 anos;
– cônjuges;
– irmãos;
– parceiros em união estável (incluindo do mesmo sexo);
– pai / mãe;
– avós.
Esse responsável principal pela família tem que comprovar que tem condições de sustentá-la no Canadá.
Próprio negócio no Canadá
Imigrantes que têm vontade de abrir uma startup no Canadá conta com uma programa: o Start-up Business Class. Aberto a vários perfis de empresários, o programa exige que o projeto crie postos de trabalho no Canadá.
É necessário também que a startup tenha financiamento de, pelo menos, um investidor certificado ou de uma organização incubadora de negócios no Canadá. Também é exigido um investimento mínimo de CA$ 75 mil, sendo que o empresário comprove ter rendimento suficiente para se manter no país enquanto o negócio estiver aberto.
O programa ainda permite ao empresário, o work permit, a permissão temporária para trabalhar.
Aposentadoria para morar no Canadá
Devido ao Acordo de Previdência Social que o Brasil tem com o Canadá, é permitido ao brasileiro que os anos de contribuição em um país sejam considerados no outro e vice-versa.
Ou seja, o brasileiro que mora no Canadá, trabalhou e contribuiu para a Previdência Social do país por, no mínimo, um ano, tem direito a solicitar a aposentadoria através do Canada Pension Plan.
Dica: Se você planeja se mudar para o Canadá, busca um padrão de vida melhor, assim como milhares de brasileiros já fizeram e hoje vivem em várias regiões do Canada, principalmente em Toronto, Ontario, não deixe de fazer um curso de inglês focado na conversação.
Comece o quanto antes para que você tenha mais oportunidades ao chegar ao país. A HC School possui um curso focado na prática, imersão desde a primeira aula, um curso mais rápido e eficaz por trabalhar a conversação sem tradução com o objetivo de expor o aluno à realidade do idioma. Um método britânico que promove a interação e a conversação em todas as aulas, diferente dos métodos tradicionais que focam em decorar gramática e frases prontas e traduzir textos.
Faça uma aula experimental na HC School, eles também podem lhe orientar com relação aos processos de imigração, além de você poder trocar experiência com outros alunos.